segunda-feira, 25 de maio de 2015

To pensando em mudar de mala e cuia....

Um monte de gente vem falar comigo sobre isso... e comeca sempre assim... ai um dia eu escrevi um email pra uma super amiga minha. E acho que ele ficou super resumido mas super coerente. Tanto que acabei remandando para várias pessoas que vieram falar comigo. Agora resolvi postar aqui. Infelizmente abandonei o blog, faltava tempo para trabalhar, aproveitar a vida e escrever no outro blog (www.eufacosozinha.com).
Então aqui vai o email que escrevi para a Caro, na integra. =)


Então quando vocês veem?!

heehheehhehe to brincando, vou tentar falar um pouco de tudo e depois se vc quiser saber de mais coisas vc vai me perguntando... vou tentar tbm não parecer desanimadora de mais ou animadora de mais, como tudo na vida morar fora tem suas fases e vou tentar expressa-las aqui...
Primeiramente morar fora eu acho que funciona para algumas pessoas e não funciona para outras, depende da personalidade de cada um. Meu pai é um que gosta de viajar mas nunca moraria fora, ele mesmo fala, ele não se sente 'em casa' o suficiente para morar fora... Eu me sinto. Qnd eu e o mano viemos para a NZ em 2000 eu aproveitei cada dia, cada minuto, cada centavo, ele não. Hoje ele se arrepende mas mesmo falando que quer vir e blablabla eu falei pro meu pai qnd ele me perguntou se meu irmão viria ou não, eu respondi o seguinte - que serve para ele e para qualquer outra pessoa que eu conheço - Morar fora é uma decisão difícil, a vida nem sempre é flores, nem sempre é aquela beleza que aparece no facebook, tem momentos difíceis, momentos em que você pergunta o que ta fazendo aqui, momentos que quer largar tudo e voltar para o brasil, onde todo mundo fala tua língua, onde vc conhece teu trabalho, onde vc conhece tudo. Mas há momentos que você se sente tao em casa aqui que certas coisas do teu pais de origem não é mais 'nato' à você. Você não se ve mais morando e vivendo com certos costumes. Você muda, teus hábitos mudam, tuas prioridades mudam e vc vira um filho do mundo...

 Lendo sobre morar fora eu li um texto muito bom que dizia que existem 3 fases:
A primeira vai da chegada até os 6 primeiros meses. Tudo é uma maravilha, o país novo é perfeito e o país que você deixou é uma porcaria. A segunda dura de 6 meses a 2 anos, e é a inversão da primeira, tudo no teu pais era melhor, vc odeia o país novo, a língua, as pessoas, os costumes e não sabe o que esta fazendo ali. E a terceira é quando você descobre que existem sim coisas boas nos 2 países, algumas são melhores em um, outras são melhores no outro, mas você desenvolve a capacidade de discernimento. E é ai que você passa a ser plenamente feliz.
Todo mundo que me pergunta sobre morar fora eu digo a mesma coisa, se vc quer muito tente, não custa, se vc não gostar, você volta para o Brasil, ele vai estar lá. E você terá passado uma experiência única que talvez demore um pouco para você perceber, mas mudará tua vida para sempre.
Bom para morar fora de vez você precisa de $$$ e você tem 3 opções para conseguir ele.
*A primeira você 'traz' ele consigo. Sim se você tem um dinheiro no brasil você pode se dar ao luxo de chegar no país novo e ficar vivendo daquele dinheiro até que ache um trabalho que você esteja disposto a fazer!
*A segunda você trabalha em qualquer coisa para ir pagando as contas até achar um emprego bom, ou algo na tua área.
*A terceira você consegue um emprego bom e na tua área logo de cara. Bom essa é a mais difícil delas. E ela abre três outras linhas para quem é graduado no Brasil e quer trabalhar na área fora você vai precisar:
     - Domínio da língua
     - Formação/Experiencia
     -.Sorte
Combinadas das formas mais variadas. Se vc tem domínio da língua e formação você tem grande change de conseguir algo, mesmo que não tenha experiência no país. Muitas empresas oferecem a vaga por um salario um pouco mais baixo que o normal em prol do ganho de experiência.
Se vc tem experiência e sorte, algumas empresas (aqui na NZ gente de fora é muito comum então as empresas estão acostumadas com isso) te dão a oportunidade de trabalhar e melhorar o inglês na prática.
E terceira é se vc tem inglês e sorte mas não tem experiência, tipo se formou e saiu do país, algumas empresas até gostam dos 'frescos' pois elas tem a change de moldar o funcionário do jeito delas, é mais faci ensinar alguém do que tirar os vícios de quem já esta no ramo e 'já sabe como fazer'....
Bom sobre as áreas de atuação aqui na NZ tem uma lista de 16 profissões que você não pode chegar já trabalhando nelas, a primeira da lista é Arquitetura, e a ultima Vetereinária. Para trabalhar registrado nessas áreas aqui você precisa passar por provas nos conselhos daqui, alguns como no meu caso exigem também anos de experiência dentro da NZ... Casal de sorte eu e o Fábio né?! Mas não se preocupe, o teu também esta na lista, odonto, direito, medicina, algumas engenharias, fisioterapia, nutrição, e mais algumas são as profissões que pedem registro nos conselhos daqui... Claro que você pode trabalhar na tua área sobre o supervisionamento de alguém qualificado e registrado aqui, é o que acontece com a gente.
Bom a gente fez tanta coisa antes de conseguir empregos nas nossas áreas. Coisas que nunca imaginaríamos fazer no Brasil, limpar escola, fazer mudança, cuidar de criança em creche, trabalhar numa serralheria, garçonete... Mas tínhamos um objetivo então fazíamos. Muitos dias fazíamos e tínhamos vontade de sentar e chorar, de pegar o primeiro avião e ir embora. Mas respiraravamos fundo e seguíamos um dia após o outro.

Para trabalhar você precisa de visto. Com o visto de estudante você pode trabalhar até 20 horas por semana. O salário mínimo é de NZ$13.50 por hora (aqui tudo é por hora ou por semana os pagamentos). Mas não faça as contas transformando em real, porque não esqueça a gente ganha em dólar mas gasta em dólar também. Uma observação a se fazer, e que erramos quando fomos para a Austrália é que fomos no oba oba das agencias de viagem, as aulas aqui vão das 9 da manha as 3 da tarde. Então não sobrava hora comercial do dia para a gente procurar emprego nas nossas áreas, principalmente na minha. Pois os escritórios de arquitetura fecham as 5:30 e ninguém ia contratar uma pessoa para trabalhar das 4 as 5:30. O que nos restava era procurar empregos a noite, o que sobre só fabricas, limpeza e restaurantes.
Uma boa opção (e o que faríamos agora) era pegar uma escola a noite. Tem menos opção mas é mais fácil conseguir empregos melhores.
Uma vez por ano a NZ abre 300 vagas para brasileiros para um visto chamado Work Holiday Visa, ele te da direito de trabalhar em qualquer lugar da NZ por um ano. Contando que você troque de empregador a cada 3 meses. Mas essas vagas, que abrem no começo de setembro, se acabam muito rápido, em questão de horas. E é meio por sorte, as 300 primeiras pessoas a preencher o formulário online conseguem o visto, o resto tem que esperar até ano que vem... Você tbm tem que ter menos de 30 anos e não ter filhos (ou não trazer eles com você).

Você também pode conseguir um sponsor, que é alguém que queira te oferecer um trabalho, tem uma burocracia, eles tem que provar que tentaram achar um kiwi (neozeolandes) para fazer o trabalho e blablabla, não acharam e tiveram que oferecer para você, ai cabe a imigração a te dar o visto, que terá de 1 a 2 anos de validade. Quanto mais qualificada tua mão de obra, mais fácil de a imigração te dar o visto. Com uma das pessoas do casal empregadas o marido/mulher pode aplicar para um visto de partner, onde ele vai poder trabalhar também - por isso é importante que qnd vc entre no país vc declare se tem namorado/marido ou não. Se vc falar que não tem e depois quiser aplicar o visto de partner eles podem reclamar q vc mentiu na tua primeira declaração e blablabla.
Acho que esses são os principais vistos. Então chegar com um visto de estudante e procurar um emprego que te ofereça um sponsor é a melhor opção.
Mas visto de estudante custa caro, eu acho que você precisa fechar pelo menos 4 meses de estudo para poder ganhar o direito a trabalhar. O que é bom para dar um 'gás' no inglês. Mas uma escola de inglês custa cerca de uns 200/250 dólares por semana. O que não sai barato no total.
Outras despesas, para morar você pode dividir uma casa com alguém (o que eles chamam de flat) e você vai pagar cerca de 150 dólares por quarto com luz/telefone inclusos. E você dividirá o banheiro/cozinha/sala com as outras pessoas. É SUPER comum aqui. Adolescente quando acaba o segundo grau sai de casa aqui para flat com os amigos. Muito raro ver alguém com mais de 17/18 anos morando com os pais... Eu só conheço 1 pessoa. Alguns pais chegam a cobrar dos filhos o 'boarding', uma espécie de aluguel - mais comum em famílias de baixa/média renda para ajudar a pagar as contas de casa... Aluguel agora está muuuuuito caro aqui, pois eles tem um déficit de casas por causa do terremoto de 2011. Uma casa de 2 quartos você vai pagar cerca de 300/350 dólares por semana. Contas mensais tipo luz a gente gasta cerca de 100 dólares por mês, agua é de graça, internet/telefone fixo dá uns 80 dólares por mes. Mercado varia, pode ser de 250 a 450 por mês (depende quanto dinheiro a gente tem heheheehe).
Bom, iria falar pra vc falar com a Camilinha (da Bruna), ela acabou de voltar de 5 meses no Inglaterra, não sei se ela curtiu muito pois ela parecia estar contando os dias para voltar desde o terceiro mês lá.. Volta aquela fases qeu falei antes de se morar fora.. mas vale a pena ter outro ponto de vista. Quanto a nós estamos aqui para o que precisarem, eu tenho medo de dizer venham ou não venham pois é a vida das pessoas que está nessa. Para o que precisarem estamos aqui para ajudar e nossa casa esta aberta para vocês se quiserem um lugar para ficar nas primeiras semanas até se ajeitarem, Margot falou que divide a cama dela =P.

Bjoooooooooo e boa semana!



Bom esse foi o email que mandei pra Caro, morar fora e trabalhar na área pode dar  certo em 1 semana, pode levar 5 anos ou pode nunca acontecer.. Depende de vários fatores. Mas eu diria que os principais são ingles e um pouquinho de cara de pau/confiança no próprio taco!

Espero que esse texto seja de ajuda a mais gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário